cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
Prêmio Eco 2024 | Créditos: Divulgação Gerdau

Gerdau conquista prêmio de sustentabilidade com case do uso de biocoque em Minas Gerais

Companhia foi a vencedora na categoria Produtos e Serviços do Amcham Prêmio Eco 2024

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, conquistou a categoria Produtos e Serviços no Prêmio Eco 2024, promovido pela Amcham (Câmara Americana de Comércio) Brasil, com seu case do uso de biocoque em sua unidade de Ouro Branco (MG). A maior planta de produção de aço da companhia no mundo vem buscando alternativas para reduzir o consumo de carvão mineral por meio da incorporação de biomassa de eucalipto na produção de coque metalúrgico com foco em sustentabilidade e competitividade do negócio.

Na cerimônia de premiação, ocorrida na noite da última terça-feira (3), o diretor industrial da Gerdau, Rafael Gambôa, destacou a união de sustentabilidade e inovação nas iniciativas da companhia. “A Gerdau se mantém engajada na constante evolução de sua jornada de aprendizado e implementação de práticas voltadas para a redução de suas emissões de gases de efeito estufa. O reconhecimento do projeto de uso de biocoque em Ouro Branco, resultado de nossos incansáveis investimentos em inovação e que garante considerável redução na emissão de gases de efeito estufa, é motivo de muito orgulho. Isso indica que estamos no caminho certo para construir um futuro ainda mais sustentável”, afirma.

Iniciado em 2021, o processo de substituição parcial do uso de carvão mineral por biomassa proveniente de eucalipto utilizada para a produção de carvão vegetal, vem crescendo desde então. Em 2023, a unidade de Ouro Branco alcançou 2% de utilização de biomassa, o que equivale a cerca de 30 mil toneladas, evitando a emissão de mais de 90 mil toneladas de CO₂e.

Atualmente, a Gerdau possui uma das menores médias de intensidade de emissão de gases de efeito estufa (GEEs) no setor, com 0,91 tCO₂e por tonelada de aço, aproximadamente metade da média global da indústria, que é de 1,91 tCO₂e por tonelada de aço, segundo dados da Worldsteel. Para 2031, a meta da Gerdau é reduzir as emissões para 0,82 tCO₂e por tonelada de aço.

Criado em 1982, o Prêmio Eco é a mais longeva e prestigiada premiação corporativa dedicada às melhores práticas sustentáveis no Brasil. Nesta edição, 199 projetos foram avaliados por um comitê formado por 74 jurados especializados.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br