cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
Osmar Oliveira, CEO da 4TRUCK. Foto: divulgação.

Osmar Oliveira da 4TRUCK: boom do e-commerce impulsiona demanda por caminhões leves

Setor aposta em VUCs para otimizar logística de última milha; 4TRUCK registra aumento de 15% nas vendas de baús e carrocerias em 12 meses

Last mile (do inglês última milha) é a última etapa do processo de entrega de um produto ao cliente final. Essa fase envolve o transporte da mercadoria dos centros de distribuição, hubs logísticos ou pontos de armazenamento até o destino final, que pode ser a residência ou trabalho do consumidor ou um ponto de retirada.

Em 2024, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento de R$ 204,3 bilhões, representando um aumento de 10,5% em relação ao ano anterior. E para 2025, o setor projeta um faturamento 15% maior, de R$ 234,9 bilhões. Ainda em 2024, foram contabilizados 414,9 milhões de pedidos.

Diante desse cenário, a crescente demanda por rapidez tem levado empresas a oferecerem entregas no mesmo dia da compra, atendendo às expectativas de consumidores que valorizam conveniência e agilidade. O mercado tem demandado investimentos em soluções que permitem aos clientes escolherem horários e datas de entrega e locais alternativos.

Para atender esse mercado aquecido, principalmente nos grandes centros urbanos, o setor de e-commerce tem apostado na utilização de VUCs (veículos urbanos de carga), equipados com baús com capacidade para transportar até três toneladas para fazer a last mile.

“Nos últimos 12 meses, houve um aumento de 15% na demanda por baús de alumínio e carrocerias metálicas instaladas em VUCs, veículo comumente empregado nas entregas last mile do e-commerce”, conta Osmar Oliveira, CEO da 4TRUCK.

Para o executivo, os consumidores valorizam cada vez mais a conveniência e a agilidade nas entregas, levando empresas a investir em soluções que otimizem a logística de última milha.

“Esse tipo de caminhão é o carro-chefe desse segmento de last mile em todo o mundo. O fortalecimento das operações de última milha é essencial não apenas para acompanhar o crescimento do e-commerce, mas também para melhorar a experiência do cliente e reduzir custos operacionais. Nessa estratégia, os VUCs são fundamentais para as operações, permitindo entregas ágeis e eficientes nos centros urbanos”, completa Oliveira.

Sobre a 4TRUCK

Fundada em 2012, a 4TRUCK é uma empresa de soluções sobre rodas para caminhões e camionetes da linha leve sobre chassi. Desenvolve e produz baús carga seca, baús lonados, carrocerias metálicas e cabines suplementares para o transporte de cargas e de passageiros; além de projetos customizados para atender necessidades específicas de seus clientes. Possui unidade de serviços para a manutenção de frotas multimarcas de equipamentos.

A empresa está sediada numa área de 15.000 m2 em Guarulhos (SP), entre as rodovias Dutra e Ayrton Senna, próxima da Marginal Tietê e Fernão Dias. Possui estrutura fabril completa, projetos e processos otimizados, além de um time experiente e bem treinado. Para mais informações, acesse www.4truck.com.br.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br