Alexis Pagliarini, CEO da Criativista ESG4; Raffaele Cecere, CEO do Grupo R1; Paulo Ventura, diretor do Expo Center Norte; e Leandro Pimenta, CEO da tg.mob. Foto: KV CONTEÚDO

Feira EBS revela maturidade ESG entre expositores e debate desafios do setor

Pesquisa inédita no Congresso MICE Brasil 2025 aponta avanços e obstáculos para práticas sustentáveis em eventos e hotelaria

A Feira EBS 2025, que oferece uma imersão em temas centrais para o futuro dos eventos corporativos, incentivos e experiências, reafirmou seu compromisso com o ESG (Ambiental, Social e Governança) ao promover uma ampla discussão sobre o tema e apresentar os resultados de uma pesquisa inédita de maturidade ESG aplicada a 90 marcas. A pesquisa foi formatada e conduzida pela Criativista ESG4, com apoio do Grupo R1.

O levantamento foi dividido em dois recortes, hotelaria e eventos, e revelou importantes avanços no setor. Como referência para o setor hoteleiro, foi usado o framework “Hotel Sustainability Basics” (Fundamentos da Sustentabilidade Hoteleira), do World Travel & Tourism Council (WTTC), que destaca 12 pontos primordiais de avaliação para o engajamento de hotéis aos princípios ESG, avaliando três dimensões: gerenciamento e eficiência; impactos ambientais; e ações sociais.

No segmento hoteleiro, os dados mostraram um elevado grau de adesão às práticas sustentáveis. Todos os hotéis participantes afirmaram reduzir consumo de água e energia, eliminar uso de canudos e misturadores de plásticos, oferecer alternativas vegetarianas no cardápio e manter programa de reuso de roupa de cama para o mesmo hóspede. Todas essas iniciativas estão consolidadas. Ações sociais e redução das desigualdades fazem parte da rotina. Ainda assim, apenas 50% monitoram e reduzem a emissão de CO2, e a compensação de carbono foi apontada como prática regular por apenas um estabelecimento. A redução de resíduos também permanece como desafio.

No recorte de Eventos, a referência utilizada foram os 12 compromissos do setor B2B, desenvolvidos pela UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), refletindo critérios da UFI (The Global Association of the Exhibition Industry). Segundo a pesquisa, 86,2% dos respondentes valorizam eventos que seguem diretrizes ESG, e 69% acreditam que suas próprias empresas devem adotar os critérios ESG em eventos.

Esses dados embasaram o painel “Maturidade ESG em eventos”, durante o Congresso MICE Brasil, que reuniu Raffaele Cecere, CEO do Grupo R1; Paulo Ventura, diretor do Expo Center Norte; e Leandro Pimenta, CEO da tg.mob, para uma conversa franca sobre os caminhos e os obstáculos da implementação do ESG no setor. A mediação ficou a cargo de Alexis Pagliarini, CEO da Criativista ESG4.

“Aos poucos, o ESG tem deixado de ser uma iniciativa pontual e tratada de forma isolada para, gradualmente, tornar-se parte integrante do planejamento estratégico e da gestão das empresas, que chamamos de ESG 2.0. Apesar disso, muitas organizações ainda estão nos primeiros passos, e ações como essa são essenciais para impulsionar esse processo de transformação”, destacou Alexis Pagliarini, coordenador da pesquisa.

As falas dos convidados reforçaram a urgência de avançar na responsabilidade ambiental e social com coerência e compromisso, destacando que práticas responsáveis exigem mudanças estruturais e ação contínua. A governança foi apontada como o ponto mais delicado para muitas empresas, que ainda confundem sustentabilidade com ações pontuais ou de marketing.

Representantes do setor lembraram que a mudança precisa ser puxada pelas grandes empresas e incentivada pela legislação, mas que começa, sobretudo, com escolhas éticas e consistentes.

“A maturidade ESG no setor de eventos corporativos ainda está em construção, mas os dados mostram que estamos no caminho certo. Ao trazer esse debate para o centro do Congresso MICE e ouvir líderes do setor, a Feira EBS cumpre seu objetivo de impulsionar mudanças reais. ESG não é tendência passageira, é uma exigência de mercado, da sociedade e do planeta”, afirmou Marcello Baranowsky, CEO do Grupo EBS.

O sucesso da 23ª edição mostra a importância da Feira EBS e sua programação conjunta no calendário de eventos e planeja novas expectativas e uma agenda diferenciada para o próximo ano. Em 2026, a 24ª edição está confirmada para os dias 27 e 28 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Sobre o Grupo

O Grupo EBS é líder de mercado na organização e promoção de eventos de negócios dedicados aos segmentos MICE (eventos corporativos, incentivos, feiras e congressos) e T&D (treinamento & desenvolvimento). Possui um portfólio de produtos que incluem a Feira EBS, o Congresso MICE, o Speed Meeting (rodada de negócios) e a Revista EBS. O Grupo trabalha para gerar conteúdo, networking qualificado e negócios para toda a cadeia produtiva deste mercado, reunindo clientes finais, agências e fornecedores de produtos e serviços para eventos corporativos e incentivos.

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Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

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