O Instituto C&A promove no dia 12 de julho o Esquenta Colabora, prévia do Festival Colabora Moda Sustentável, que acontece nos dias 17 e 18 no Espaço Unimed, em São Paulo. O Esquenta reúne uma programação gratuita com desfiles, rodas de conversa e feira de trocas, antecipando os debates e experiências que marcam a proposta do festival.
Criado pelo Instituto C&A, o Festival Colabora é o primeiro evento de grande porte no Brasil dedicado exclusivamente à moda com foco em impacto social e ambiental. A programação oficial contará com mais de 24 horas de atividades e espera reunir cerca de 15 mil pessoas, com entrada gratuita. Você também poderá levar uma doação de uma peça de roupa em bom estado.
O Esquenta Colabora faz parte das ações preparatórias e tem como objetivo ampliar o acesso à discussão sobre sustentabilidade na moda, especialmente entre jovens e moradores de territórios periféricos. O evento também conta com desfile de Jaqueline Leal, mentorada com apoio do Instituto C&A por Luiz Claudio, da Apartamento 03. Uma dos quatro estilistas selecionados em chamada pública realizada pelo Instituto C&A no primeiro semestre. Cada um recebeu R$10 mil e apoio de mentores para desenvolver coleções autorais com critérios de sustentabilidade.
Além do desfile, o Esquenta contará com uma feira de trocas de roupas, que reforça o conceito de circularidade, e conversas sobre temas como consumo consciente, inclusão e novas formas de produção na moda brasileira. O evento contará com a presença do Luiz Cláudio, designer e fundador do Apartamento 03.
O Festival Colabora é uma iniciativa do Instituto C&A com apoio das marcas C&A, Riachuelo, Farm e Pernambucanas, e viabilizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do ProAC.
Serviço
Onde: CEU Paraisópolis
Quando: dia 12/07, às 14h
Sobre o Instituto C&A – O Instituto C&A – pilar social da C&A Brasil – atua na construção de novos futuros por meio da moda. Com esse propósito, em suas frentes de Voluntariado Corporativo, Empreendedorismo e Empregabilidade, fortalece comunidades de todo o Brasil, atua em sustentabilidade na cadeia e fomenta o acesso a trabalho digno e justo para pessoas e grupos que lutam pela afirmação de seus direitos: comunidades periféricas, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+, mulheres, refugiados e migrantes. Com mais de 30 anos de história, a instituição também realiza apoios humanitários em situações de calamidade pública, atuando nas necessidades mais urgentes após uma crise. Saiba mais no site.