Com representantes do governo, do setor produtivo e da academia, evento teve como principal tema a construção de políticas públicas de apoio a startups científicas. Foto: Karim Kahn/Fiesp

Fiesp recebe II Seminário Deep Tech Brasil

Alex de Souza

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) reuniu na sexta-feira (27/6) representantes do governo, do setor produtivo e da academia para o II Seminário Deep Tech Brasil. A iniciativa visa à construção de uma proposta de política pública de apoio às deep techs, startups de base científica e tecnológica que atuam na fronteira da inovação e que têm alto potencial de impacto na industrialização do país.

O objetivo do seminário é fortalecer o ecossistema nacional de ciência e tecnologia. Trata-se de uma atividade do Grupo de Trabalho formado a partir do Protocolo de Intenções firmado entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), entre outras instituições.

Transmitido pelo canal da Fiesp no YouTube, o seminário contou com a mediação inicial do diretor titular adjunto do Departamento das Micro, Pequenas e Médias Indústrias e Acelera (DempiAcelera) da Fiesp, Ciro Furtado Bueno Teixeira, que destacou a importância estratégica das deep techs para o futuro da indústria brasileira.

“As deep techs são as startups que mais vão transformar a indústria. Elas exigem mais tempo de investimento e apresentam maiores riscos, mas quanto maior o risco, maior o benefício. E o protocolo de intenções assinado reforça o compromisso histórico da Fiesp com o empreendedorismo, a inovação e o acesso ao crédito”, disse.

Durante o painel de abertura foi assinado o Termo de Adesão ao Protocolo de Intenções, originalmente firmado em novembro de 2024, que reafirmou o compromisso interinstitucional com a promoção da inovação de base científica no Brasil. Na ocasião, a Fiesp, que já apoiava o termo, passou a ser signatária.

Representando a Finep, o assessor da presidência da entidade, Fernando Peregrino, reforçou a necessidade de uma política pública robusta voltada às deep techs, e disse que elas desempenham relevante papel no enfrentamento de desafios globais.

“Queremos construir a melhor política pública para o país, fomentando um agente econômico promissor, dotado de tecnologia baseada em conhecimento científico, essencial para enfrentar os complexos problemas da humanidade”, declarou Peregrino.

Já o assessor da Diretoria Regional do Senai-SP, Osvaldo Maia, enfatizou a importância da ação prática entre os agentes da chamada “tríplice hélice”, formada por governo, setor produtivo e academia, e afirmou ser este “um momento decisivo de construção conjunta”. Maia ainda lembrou que o Senai-SP é uma instituição historicamente dedicada à criação de soluções ao lado da indústria. “Agora, é hora de sair do discurso e ir para a prática”, pontuou.

Confira o seminário na íntegra pelo canal da Fiesp no YouTube. O evento reuniu empresários, líderes de pequenas e médias indústrias, representantes universitários e fundadores de deep techs.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@spinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@spinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.