A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, e a ABECE, Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, abrem inscrições para a 22ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural. Os participantes terão até o dia 16 de junho para se inscrever pelo site oficial.
Considerado o mais importante reconhecimento da engenharia estrutural do País, a premiação é aberta para projetistas de estruturas sediadas no território nacional, associados ou não à ABECE, os quais podem inscrever suas obras de acordo com os critérios estabelecidos para cada uma das quatro categorias: Obras de Pequeno Porte, Construção Industrializada, Obras Especiais e Edificações.
Um mesmo candidato poderá participar em todas as quatro categorias, desde que apresente uma obra distinta em cada uma delas. Trabalhos previamente inscritos e que não foram selecionados como finalistas em edições anteriores poderão ser reapresentados, seguindo os critérios estipulados no regulamento.
“A Gerdau tem o orgulho de, mais uma vez, participar e promover este prêmio, reforçando nossa parceria com a ABECE e reconhecendo os profissionais que contribuem para a evolução da engenharia estrutural e da construção civil em nosso país. Por meio dessa iniciativa também reafirmamos nosso compromisso com o fortalecimento da cadeia do aço, incentivando a inovação em setores fundamentais para o desenvolvimento econômico do Brasil”, afirma Débora Baum, líder de marketing da Gerdau.
Os projetos serão avaliados por uma comissão de profissionais e julgados sob diversos aspectos, tais como: concepção estrutural, processos construtivos/uso adequado de materiais, originalidade, monumentalidade, implantação harmônica em relação ao ambiente, e esbeltez/deformabilidade. A estrutura utilizada pode ser de qualquer tipo, como concreto armado, concreto protendido, metálica, de madeira, alvenaria ou mista.
No site do prêmio, será aberta uma área de votação na qual o visitante poderá escolher um dos trabalhos inscritos dentre todas as categorias. A comissão julgadora poderá selecionar um projeto vencedor como “Destaque do Júri” e uma menção honrosa para a obra que se destacar em “Sustentabilidade”. O vencedor de cada categoria receberá um troféu alusivo ao prêmio, enquanto os segundos colocados ganharão uma placa alusiva de menção honrosa, além de diplomas de participação no concurso.
“O Prêmio Talento Engenharia Estrutural é uma importante referência para a categoria por reforçar a valorização do engenheiro estrutural e por possibilitar a participação de profissionais de todo o País. A iniciativa permite que projetos desafiadores e comprometidos com a qualidade e segurança sejam revelados e valorizados por meio do talento dos seus executores. E contar com a parceria da Gerdau durante todos estes anos na promoção de um evento tão importante para a categoria é muito gratificante”, explica Ricardo Borges Kerr, Presidente da ABECE.
O Prêmio Talento Engenharia Estrutural foi criado em 2003, durante a gestão do então presidente engenheiro Júlio Timerman, e consolidou-se ao longo das últimas décadas como uma das mais importantes premiações da engenharia brasileira, ao reconhecer e valorizar as realizações dos projetistas de estruturas.
Nos últimos 22 anos, a premiação já avaliou mais de 03 mil projetos, nos quais os premiados se destacaram como obras de referência na Engenharia Estrutural. A longevidade do prêmio, assim como a credibilidade conquistada, é resultado da seriedade, do respeito pelos trabalhos inscritos e, também, da transparência que marcam a conduta, tanto da comissão julgadora quanto das organizações envolvidas no prêmio.
Os vencedores desta 22ª edição serão revelados no dia 02 de outubro, durante evento em São Paulo (SP).
Serviço
Inscrições: até 16 de junho, pelo site oficial.
Sobre a Gerdau
Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: mais de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,91 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂ e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).
Sobre a ABECE
A ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) é a entidade de classe que reúne e representa o setor no País, defendendo seus interesses perante a categoria, os poderes constituídos e a sociedade. Fundada em 17 de outubro de 1994, conta atualmente com filiados em diversos Estados, congregando profissionais que movimentam mais de 80% das transações comerciais, em valor financeiro, relacionados ao ramo de Engenharia e Consultoria Estrutural. Para possibilitar o debate de questões locais e propagar as atividades empreendidas pela sede nacional (localizada em São Paulo – SP), a Associação possui diretorias regionais nas principais capitais brasileiras e no interior dos Estados de São Paulo e Santa Catarina.