Para impulsionar a inovação no agronegócio, o inovabra, ecossistema de inovação do Bradesco, em parceria com o 100 Open Startups, plataforma pioneira e líder em open innovation, promove o Grande Desafio Agronegócio – Soluções Antes e Depois da Porteira. O objetivo é fomentar novas soluções de produtividade, eficiência e sustentabilidade no agronegócio brasileiro. A iniciativa, que conecta grandes corporações a startups com soluções de agro, receberá inscrições das companhias parceiras do banco interessadas em lançar desafios até o dia 28 de março.
O evento de conexão acontecerá em duas etapas presenciais, nos dias 10 e 16 de abril, e uma etapa online, no dia 25 de abril. O programa inclui o Speed-Dating, organizado com o suporte da plataforma de matchmaking da 100 Open Startups, onde as corporações terão encontros de 20 minutos com startups que oferecem soluções alinhadas às suas necessidades. Já no Demoday, as startups apresentarão seus produtos e tecnologias diretamente às interessadas, no formato de pitch estruturado, facilitando a criação de novas parcerias e impulsionando a inovação no setor.
A participação é gratuita para as corporações parceiras do Bradesco, que terão à disposição uma curadoria das melhores startups do mercado, ranqueadas pela 100 Open Startups. “Além de fomentar parcerias e networking, essa iniciativa facilita conexões de qualidade, contribuindo para a competitividade do setor, acelerando a adoção de novas tecnologias e impulsionando a evolução do setor do agronegócio”, comenta Renata Petrovic, head de inovação do Bradesco. A executiva destaca que, para as startups convidadas, a oportunidade está “na possibilidade de escalar suas soluções por meio da parceria com grandes companhias do agro”.
Para Bruno Rondani, CEO da 100 Open Startups, a iniciativa é um marco na evolução da inovação aberta no Brasil, unindo de forma inédita o ecossistema de negócios ao de inovação. “A abordagem estruturada, estratégica e focada em resultados vai além de conectar desafios e soluções: visa criar pontes sólidas e mecanismos duráveis de gestão de ecossistemas. A parceria entre o Bradesco e a 100 Open Startups dá vida a essa visão, integrando uma área de negócios ao ecossistema de inovação, com uma metodologia já testada, que gerou milhares de conexões de sucesso”, comenta.
Seleção dos participantes
Participam do desafio empresas do agronegócio indicadas pelos gerentes de relacionamento do banco e que buscam soluções inovadoras para desafios como saúde animal, bioengenharia, sustentabilidade, agricultura de precisão, entre outros. As startups e corporações atuais membros do inovabra também vão poder participar. Essa iniciativa faz parte da colaboração entre o ecossistema de inovação e o segmento BBI Agro do Bradesco, que visa fomentar a competitividade e a inovação para o segmento junto aos seus clientes.
“Por meio dessa ação, queremos reforçar nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inovação no agronegócio brasileiro. Nosso objetivo é proporcionar aos nossos clientes as melhores soluções para que possam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Estamos entusiasmados em ver as novas ideias e tecnologias que surgirão dessa iniciativa”, afirma Letícia Cardelli, diretora do Bradesco BBI Agro. “O agronegócio é um pilar da economia brasileira cheio de potencial inovador, e essa ação abre portas para colaborações transformadoras, acelerando mudanças e construindo um setor mais dinâmico, competitivo e preparado para o futuro”, complementa Rondani.
Os clientes do segmento de agronegócios, tanto do banco quanto do E-agro, marketplace do Bradesco, também foram convidados a participar do desafio e explorar as soluções que podem surgir dessa colaboração entre startups e corporações do setor.
Os negócios participantes serão selecionadas pela equipe da 100 Open Startups e do inovabra, com base em critérios como a pontuação objetiva do ranking, que se baseia na quantidade e intensidade das relações de open innovation estabelecidas com corporações. “O processo de seleção também avalia a participação da startup no inovabra, seu alinhamento com os desafios propostos e o interesse dos executivos do setor”, detalha Renata Petrovic.
Para se inscrever, as startups precisam preencher um formulário no Link, detalhando como suas soluções impactam os desafios do agronegócio e como suas tecnologias serão aplicadas. É possível encontrar todas as informações no Link da iniciativa.