A CRIA.AI startup especializada em inteligência artificial para automação de documentos jurídicos, está transformando a rotina de advogados em todo o país. Desde o lançamento de sua solução SaaS (Software as a Service), em 2023, a empresa tem crescido, em média, 47% ao mês e já atende mais de 20 mil advogados que buscam transformar a elaboração de peças processuais. Com tecnologia própria e foco na personalização de peças processuais, a CRIA.AI acaba de receber um novo aporte estratégico da Preâmbulo Tech, referência nacional em software jurídico.
Uma solução no modelo SaaS significa que os advogados podem acessar a plataforma diretamente pela internet, sem necessidade de instalação, com atualizações automáticas e suporte contínuo.
A parceria visa integrar a inteligência artificial da startup aos ERPs da Preâmbulo, ampliando o impacto da solução em escritórios e departamentos jurídicos. ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Empresarial, são sistemas de gestão que centralizam e organizam todas as operações do escritório, como controle de processos, prazos, documentos e equipe — em um único ambiente digital.
“Nossa missão é empoderar advogados com tecnologia de ponta, que economiza tempo e melhora a qualidade dos documentos. Com o apoio da Preâmbulo, vamos escalar essa transformação”, afirma Caio Coelho, CEO da CRIA.AI.
O CEO da Preâmbulo Tech, Marcos Lessa, afirma que a decisão de investir na CRIA.AI está alinhada à estratégia da empresa de integrar inteligência artificial aos seus ERPs jurídicos. “Nosso objetivo é oferecer aos clientes uma IA que crie peças processuais personalizadas para cada escritório de advocacia”, diz. Segundo Lessa, a CRIA.AI se diferencia ao fornecer um assistente virtual jurídico que gera documentos com precisão e indicações de jurisprudência.
Tecnologia e eficiência no setor jurídico
Em um país, onde existem hoje mais de 130 milhões de processos em andamento, a CRIA.AI oferece dois produtos principais. O primeiro é uma plataforma SaaS que permite a criação de documentos jurídicos com personalização de estilo e indicações de precedentes (jurisprudência). O CEO da investida, Caio Coelho, destaca que a ferramenta reduz de três a quatro horas o tempo médio de trabalho por peça jurídica. “Já economizamos mais de 100 mil horas para nossos clientes”, afirma.
Um dos exemplos é o escritório Pellon & Associados Advocacia, que já adota a tecnologia da CRIA.AI e obteve uma redução de 50% no tempo na elaboração de peças. “Participar do projeto com a CRIA.AI foi extremamente gratificante. E não digo apenas com relação ao resultado do projeto, o que se mostrou extremamente eficaz; digo, principalmente, quanto ao conhecimento e parceria”, afirma Gustavo Cantisano, sócio do escritório.
Saiba mais sobre a CRIA.AI e teste gratuitamente em https://criaai.com.br.
Sobre a Aleve LegalTech Ventures: Fundada em 2021, é uma gestora inovadora, especializada em Venture Building de legaltechs. Sua missão é impulsionar a modernização do setor jurídico brasileiro por meio da criação, desenvolvimento e aceleração de startups que integram tecnologia e Direito. Aliando a expertise de mais de 30 anos de seus fundadores, conselheiros e investidores com a força de um ecossistema global de parceiros estratégicos, a Aleve oferece um modelo completo que une governança, compliance, tecnologia, acesso a mercado, jurídico estruturado, fundraising e M&A. Saiba mais em: www.alevelegaltech.com.br